O ABISMO


Imagine estar passando na rua e ter a oportunidade de vivenciar uma experiência libertadora?

Isso é o que a Intervenção Urbana “O ABISMO” se propõe a criar.

A intervenção é realizada pelos (A)Gentes do Riso - coletivo artístico que leva palhaçaria para a comunidade hospitalar, humanizando o ambiente e suas relações por meio do riso, da musicalidade e da poesia. Ou seja: promovem alegria e bem estar junto a pacientes, familiares e funcionários. Dessa forma, lidar com situações delicadas, em ambientes de vulnerabilidade emocional, já está no dia a dia dessa trupe, que tem como missão colocar luz no que está bom, no que está saudável.

Essa é a linha de pesquisa da Traço Cia. de Teatro que, desde 2001, investiga a palhaçaria em diferentes territórios de atuação, desde teatros, praças, ruas, escolas, hospitais, campos de refugiados, entre outros. Essa jornada de buscar compreender a potência do riso como forma de transformação de micro realidades que levou a Cia. a criação do projeto (A)Gentes do Riso, em 2011.

Assim, “O ABISMO” é também um desdobramento do que o projeto (A)Gentes do Riso desenvolve dentro de unidades hospitalares. Nesta obra (como no hospital), artistas colocam a arte da palhaçaria a serviço das pessoas que encontram pelo caminho. O encontro ainda oportuniza que essas pessoas experimentem, no próprio corpo, a potência da arte da palhaçaria. Tudo isso, numa metáfora ao arquétipo do Louco manifestada em uma escada - que se abre - permitindo que as pessoas simplesmente voem.

O Louco e o Palhaço são herdeiros de uma mesma matriz tipológica (assim como os bobos, bufões, histriões, entre tantos). A manifestação cômica faz-se presente desde as culturas mais primitivas, percorrendo a história da humanidade. Permeando a comédia e a tragédia, o sagrado e o profano, o real e o imaginário; a máscara cômica encontra no limiar da arte e da vida seu modo de subsistência, de prazer, de criação e de denúncia. Promove o riso por meio de uma inversão na ordem do mundo. De aparência “estúpida”, é capaz de promover o riso pelo desvelar de “verdades ocultas”.


O Louco à beira de um abismo segue seu caminho guiado pela intuição. O mistério a sua frente não o impede de seguir. Caminha enlaçado pela melodia dos pássaros. Não sente medo. Está livre. Inteiro para viver suas experiências. Lança-se ao desconhecido. E ao cair, descobre que é capaz de voar.


O jogo invade a cidade, surpreende e convoca a liberdade, a superação, a reinvenção. Atravessa as fronteiras da pluralidade e da diversidade. Adentra ao território da cumplicidade e da afetividade. Cria uma catarse cômica, libera tensões, expurga emoções, supera o medo, comunga os sonhos...

O ABISMO é uma intervenção urbana trabalhada para uma metáfora de como pesquisamos a palhaçaria – (A)Gentes do Riso invadem as ruas e convidam você a experienciar o estado arquetípico do Louco. Uma imersão em sua própria natureza, por meio da busca pelo desconhecido, da vulnerabilidade, da disponibilidade de correr riscos, da liberdade e da potência do erro, da superação de antigos condicionamentos, do contato com sua sabedoria intuitiva, do estado de presença. Um salto de fé que lhe permite mergulhar na alegria e na liberdade de ser quem se é. Um mergulho no abismo como uma possibilidade de superar e expandir as possibilidades de ação no mundo. E ao final, a certeza de que estamos VIVOS!!!

É superação. É potência. É sonho. É afeto.


Os pássaros guiam a caminhada. (A)Gentes que se infiltram. (A)gentes que ocupam. (A)Gentes que cantam. (A)Gentes que convocam. (A)Gentes que mergulham. (A)Gentes que voam. (A)Gentes que celebram. (A)Gentes do Riso. O bando percorre diferentes territórios compartilhando a vida.

Os astros apontam um alinhamento para o dia 04/04/2022, mais ou menos por volta da tarde... no Centro da cidade de Florianópolis. Mas, em caso de chuva, O ABISMO pode segurar sua estrutura e buscar outro dia, com tudo mais sequinho e seguro.


O ABISMO se abre como num piscar de olhos.
Você pode desviar ou confiar.

O ABISMO
Traço Cia. de Teatro


Os pássaros
Amanito Matutino - Khalid Prestes
Billy - Allan Ortega
Cassildo - Cassiano Vedana
Curalina Fosfosol - Drica Santos
Esmeralda - Débora de Matos
Flor - Gabriela Leite
Gretta Panschetta - Greice Miotello
Jubi - Egon Seidler
Lynda Collapso - Rhaisa Muniz
Malagueta - Paula Bittencourt
Boró - Marcio Momesso
Pacacoenco - Charles Augusto
Pituca da Rosa - Ana Paula Grigoli
Xicoza - Lidiane Mandarina


O louco
Você


O desenho
Chouette Estúdio


O abraço
Fita Floripa - Festival Internacional de Teatro de Animação


O apoio institucional
Departamento de Artes
Centro de Comunicação e Expressão
Departamento Artístico Cultural - SECARTE
Universidade Federal de Santa Catarina


O patrocínio
Cassol Centerlar


A realização
Traço Cia. de Teatro
Lei de Incentivo à Cultura - Secretaria Especial da Cultura - Ministério do Turismo







O portal... o voar...




























Nenhum comentário:

Postar um comentário